Como as cidades são organismos vivos

Scroll

Como as cidades são organismos vivos? O que são sistemas complexos? Como um exercício de divulgação científica, elaborei esse pequeno vídeo explicando a proposta para a pesquisa do MSc que estou desenvolvendo. Se você acredita no potencial da ciência em transformar a realidade e forjar um futuro mais próspero, vamos conversar!

Vídeo enviado para o concurso “Prêmio vídeo Pós-Graduação USP 2019”

English subtitles available at the video.

As primeiras tentativas para resolver os problemas das cidades modernas almejavam as reconstruir como “máquinas para resolver problemas” com um planejamento centralizado. Na busca pós-moderna para criar melhores espaços, os urbanistas perceberam que todos os elementos da cidade, como a economia, infraestrutura, ambiente e uso do solo interagem em conjunto de forma holística, e inúmeras vontades individuais fazem emergir a ordem espontaneamente.

A cidade é como um organismo vivo que vive, evolui e se adapta. Portanto, a cidade é um sistema complexo. Os sistemas complexos são aqueles com múltiplos componentes que interagem entre si apresentando comportamento emergente. Como por exemplo os sistemas sociais, econômicos, de infraestrutura e biológicos; tais como organizações comerciais, células e organismos , sistema de transporte ou a economia global.

Essa pesquisa propõe investigar, entender e otimizar esses sistemas. A proposta é otimizar a alocação de recursos escassos para atender as múltiplas demandas da cidade como por exemplo, quais são os melhores locais para instalar um mercado, uma farmácia, um posto de combustível, uma padaria. Assim, propomos um índice de atratividade para medir o potencial de diferentes atividades econômicas sobre o espaço

Para tornar isso possível, buscamos “dados” em múltiplas fontes, e elaboramos “indicadores” que mostram comportamentos como: densidade de população; renda das pessoas; segregação espacial; atividades econômicas; integração da rede viária; escolha de de ruas. No “conhecimento”, investigamos como estas e outras camadas interagem em conjunto por meio de modelos da economia, matemática e física.

As cidades estão vivas, e esperamos compreender parte de sua complexidade com o objetivo de encontrar oportunidades para tornar as cidades brasileiras mais acessíveis, humanas, diversas e dinâmicas.

Submit a comment